terça-feira, 31 de maio de 2011

Técnica inversão dos presupostos

Ao termos uma imagem invertida dos pressupostos mais básicos, encontramos novas abordagens para os problemas. Apesar de não ser uma técnica que dê uma resposta definitiva, ajuda a chegar lá. Imagine que vai deixar de prestar um bom serviço aos clientes. O que acontecerá? Deixará de ter necessidade de empregar pessoal tão qualificado, terá menos custos de formação do pessoal, as rupturas de stocks deixarão de ser  relevantes e não terá necessidade de personalizar o correio para os clientes. Irá certamente reduzir os seus custos, porém, os clientes também exigirão preços muito mais baixos. A estratégia de redução progressiva dos euros era exposta a uma redução da qualidade do serviço fez algum sucesso em diversas empresas.




Exercício proposto


COMO REDUZIR CUSTOS NUM HOTEL DE LUXO, SEM PERDER QUALIDADE NOS SERVIÇOS?




- MEDIDAS DE REDUÇÃO DE CUSTOS



MEDIDAS A NÍVEL ENERGÉTICO:
 - Luz:
* Lâmpadas de baixo consumo (halogéneo);
* Desligar sempre os aparelhos das fichas;
* Uso de computadores portáteis;
* Adquirir um sistema de painéis foto-voltaicos domésticos;
* Bom isolamento térmico;
* Sensores de movimento

MEDIDAS PARA MATERIAL DE ESCRITÓRIO:
 
- Papel:


Uso de e-mails;
* Facturações electrónicas;
* Digitalização de documentos importantes;
* Impressão a preto e branco;
* Uso de papel de menor qualidade;
* Impressão dos dois lados (documentos não oficiais);


MEDIDAS PARA MATERIAL DE ESCRITÓRIO

Cartuchos de Impressão

- Recarregamentos de cartuchos;
- Reciclagem de cartuchos;


MEDIDAS PARA FUNCIONÁRIOS
 
Redução do ordenado base, aplicando prémios por objectivos;

Multifacetar as capacidades dos funcionários;


       

Sem comentários:

Enviar um comentário